logo

O que é arte?

O Facebook censurou uma foto q postei, da Unseen Photo Fair 2017, uma feira de fotografia incrível q acontece todos os anos em Amsterdam. Na imagem, um casal de nudistas cujos rostos foram suprimidos, em seus lugares buracos onde a gente pode pôr a cara para fazer a foto – tipo aquelas figuras q existem em todos os lugares turísticos – e eu pus minha cara lá. A feira é amplamente visitada por todos, inclusive por crianças. Tenho vivido nesse ambiente há 20 anos, onde a nudez não causa nenhum espanto e mais: 20 anos q vivo em um ambiente em que os corpos não são cotidianamente erotizadas como estava acostumada em meu próprio país.

*

Eu imaginava q a foto seria denunciada e postei para provocar mesmo. O ambiente q frequentamos no Facebook, por mais que eu tente selecionar, é cheio de curiosos, falsos amigos e moralistas de toda a espécie q nos adicionam não por carinho e saudade, mas por outros propósitos como o de vigiar as nossas vidas e até mesmo nos denunciar, caso assim o desejem. Abomino a hipocrisia e abomino tanto que não sei como sobrevivi até aqui neste ambiente virtual. Estou nele porque é uma maneira única de interagir com o Brasil e com a atualidade, mas o preço a pagar é osso!

*

O q é arte?, passamos as nossas vidas nos perguntando. Arte é pensamento reflexivo, é LIBERDADE, basicamente, entre tantas outras respostas possíveis, já q essa é uma pergunta q eternamente vai retornar e sempre mais desafiadora. Arte é infinita porque a vida é finita. Arte é imortalidade porque somos mortais. É transcendência, é êxtase, é catarse em interpretações do mundo, e embora possa ser acessível à todos, arte é iluminação, é um conceito sofisticado, prática e pensamento elevados, pode ser feia ou bonita, pode ser sutil ou cortante, pode ser o q seja. Arte é necessária porque somos humanos e a humanidade em nós é essa ferida aberta que não cura, é a perspectiva única da morte adiante, é a angústia do sentimento de mundo pesado, dolorido, devastador. Arte existe porque existe o buraco existencial, a pergunta sem resposta, a necessidade de fazer.

*

Para onde estamos nos dirigindo, o q está acontecendo com o Brasil? A escalada da nova direita, das igrejas evangélicas, da mentalidade coxa, das lava-jato, das pós-verdades, das simplificações aponta para uma visão de mundo sem complexidade, suprimindo todos os pensamentos conflitantes, todas as individualidades, os progressismos, os libertarianismos, as outras camadas de realidade contida em mentalidades opostas e transversas, todas as diferenças. Isso é fascismo, é morte, é trevas, é retrocesso, é indignidade. E arte é o oposto, por isso tem sido atacada por oportunistas. Não podemos aceitar q ignorantes a definam e a enquadrem, não vamos andar para trás.

*

E por favor, moralista q denunciou minha foto, eu detesto vc, cai fora!!!

Comments are closed.